Etapas da avaliação psicológica e neuropsicológica no Instituto C&S – Criatividade & Superdotação

 

Etapas da avaliação psicológica e neuropsicológica no Instituto C&S – Criatividade & Superdotação

 

No início da avaliação convidamos a família do estudante ou do adulto para que todos se expressem e falem sobre a história de vida da pessoa avaliada. Nesta etapa, há um profissional da educação (pedagogo ou psicopedagogo) e um profissional da saúde (psicólogo ou neuropsicólogo) para ouvir a todos.

 



 



 

A próxima etapa é para saber mais sobre o autoconhecimento da criança ou do adulto avaliado que responderá um formulário sobre suas características cognitivas, sociais e emocionais, toda informação é baseada no conhecimento científico para ser analisada por nossos especialistas.

 


Depois vem a etapa da anamnese, com a presença um profissional da educação (pedagogo ou psicopedagogo) e um profissional da saúde (psicólogo ou neuropsicólogo).

 


Após a anamnese, são aplicados os testes psicológicos por um psicólogo ou neuropsicólogo (de 4 a 7 sessões, varia de acordo com o paciente). Alguns exemplos dos testes que são aplicados:

 

Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-IV); Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (CPM); Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA-2); Figuras Complexas de Rey; Teste dos Cinco Dígitos (FDT); Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT); Escala de Traços de Personalidade para Crianças (ETPC); Questionário de Indicadores de Inteligência; Questionário de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD); Questionário SNAP-IV (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade); Escala de Responsividade Social (SRS-S); entre outros, Porém os testes podem variar de acordo com cada paciente. Depende cada situação e da necessidade de cada pessoa a ser avaliada.

 




Com a realização da análise de todo material, é possível fazer o laudo do paciente com a ajuda de todos da equipe que analisar as informações.  No caso de Altas Habilidades/Superdotação, como não há CID, porque trata-se de um construto intelectual, é realizada a avaliação por meio dos instrumentos utilizados.

 


Na próxima etapa há a devolutiva para a família da criança ou para o adulto que foi avaliado. Há explicação sobre as características cognitivas, sociais e emocionais, bem como os possíveis encaminhamentos e intervenções para que o paciente avaliado tenha uma vida de qualidade.

 


Leia mais!

Clique aqui e conheça diversos livros sobre Altas Habilidades/Superdotação, Criatividade e Dupla Excepcionalidade

 


Clique aqui e veja palestras sobre Altas Habilidades/Superdotação, Criatividade e Dupla Excepcionalidade



 

Clique aqui e conheça nosso trabalho!

 


Atendemos várias escolas, colégios e Universidades, entre elas: 

Colégio Estadual do Paraná

PUCPR

UNINTER

Colégio Madalena Sofia

Colégio Bom Jesus

Colégio Marista

Colégio Santo Anjo

Colégio Adventista

Colégio Suiço 


 


Postagem Anterior Próxima Postagem