Assista a palestra da doutora Letícia Fleig Dal Forno

 

A Palestra da doutora Letícia Fleig Dal Forno  intitulada: Heterogeneidade e conteúdo curricular: Conhecer o estudante para as estratégias de ensino, ocorreu no dia 01 de junho de 2023, às 19 horas, durante o evento sobre Enriquecimento extracurricular e estratégias de ensino para superdotados.


* Veja logo abaixo o link da palestra da doutora Letícia Fleig Dal Forno.

 

 




Clique no link abaixo e assista a palestra da doutora Letícia Fleig Dal Forno.

Link: Palestra da professora Letícia Fleig Dal Forno sobre Heterogeneidade e conteúdo curricular - YouTube



 

Palestra da doutora Letícia Fleig Dal Forno

Heterogeneidade e conteúdo curricular: Conhecer o estudante para as estratégias de ensino.

Os processos educacionais que propagam um encaminhamento de avaliação padronizada para validar o nível de conhecimento dos estudantes têm exigido um olhar homogêneo sobre o aprender. Mesmo a área da neuroaprendizagem enfatizando que o aprender é individual e similar ao grupo, as demandas avaliativas inviabilizam que um docente se sinta autônomo e dinâmico para propor estratégias pedagógicas que possam engajar e motivar estudantes vinculados as altas habilidades/ superdotação. O processo de ensinar tem se apresentado vinculado a um currículo definido e norteador do que é preciso saber é qual conhecimento adquirir. A expectativa fica em torno de um estudante que cumpra com o padrão. E como desenvolver a dinâmica ensinar e aprender quando o estudante está para além do padrão ou específico a interesse individual e foco de estudo? Como o docente pode problematizar a estratégia pedagógica? A ação de entender o processo de aprender pode repercutir na flexibilidade em relação ao como ensinar.




 

Biografia da doutora Letícia Fleig Dal Forno

Doutora em Educação na especialidade de Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa e Licenciada em Educação Especial e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Neuropsicopedagogia e Neuroeducação. Atua no Programa de Pós Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações na linha de pesquisa Educação e Conhecimento. As pesquisas realizadas são voltadas para processos educacionais, vínculos professor e estudante, assim como para o cenário da neuroaprendizagem. As orientações de pesquisa são voltadas para profissionais da área da educação e que tenham por objetivos compreender e analisar o cenário do processo de ensino e do processo de aprendizagem.

 

 

 

 


Postagem Anterior Próxima Postagem