A Palestra da doutora Letícia Fleig Dal Forno intitulada: Heterogeneidade e
conteúdo curricular: Conhecer o estudante para as estratégias de ensino,
ocorreu no dia 01 de junho de 2023, às 19 horas, durante o evento sobre Enriquecimento extracurricular e
estratégias de ensino para superdotados.
* Veja logo abaixo o link da palestra da doutora Letícia Fleig Dal Forno.
Clique no link abaixo e assista a palestra da doutora Letícia Fleig Dal Forno.
Link: Palestra da professora Letícia Fleig Dal Forno sobre Heterogeneidade e conteúdo curricular - YouTube
Palestra da doutora Letícia Fleig Dal Forno
Heterogeneidade e conteúdo curricular: Conhecer o
estudante para as estratégias de ensino.
Os processos educacionais que propagam um encaminhamento de avaliação
padronizada para validar o nível de conhecimento dos estudantes têm exigido um
olhar homogêneo sobre o aprender. Mesmo a área da neuroaprendizagem enfatizando
que o aprender é individual e similar ao grupo, as demandas avaliativas
inviabilizam que um docente se sinta autônomo e dinâmico para propor
estratégias pedagógicas que possam engajar e motivar estudantes vinculados as
altas habilidades/ superdotação. O processo de ensinar tem se apresentado
vinculado a um currículo definido e norteador do que é preciso saber é qual
conhecimento adquirir. A expectativa fica em torno de um estudante que cumpra
com o padrão. E como desenvolver a dinâmica ensinar e aprender quando o
estudante está para além do padrão ou específico a interesse individual e foco
de estudo? Como o docente pode problematizar a estratégia pedagógica? A ação de
entender o processo de aprender pode repercutir na flexibilidade em relação ao
como ensinar.
Biografia da doutora Letícia Fleig Dal Forno
Doutora em Educação na especialidade de Psicologia
da Educação pela Universidade de Lisboa e Licenciada em Educação Especial e
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em
Neuropsicopedagogia e Neuroeducação. Atua no Programa de Pós Graduação em
Gestão do Conhecimento nas Organizações na linha de pesquisa Educação e
Conhecimento. As pesquisas realizadas são voltadas para processos educacionais,
vínculos professor e estudante, assim como para o cenário da neuroaprendizagem.
As orientações de pesquisa são voltadas para profissionais da área da educação
e que tenham por objetivos compreender e analisar o cenário do processo de
ensino e do processo de aprendizagem.