O Instituto C&S promove o evento internacional on-line sobre
Superdotação e Dupla Excepcionalidade: neurociência, criatividade e orientação
sobre o plano educacional individualizado (PEI).
* Atenção! recomendamos a leitura completa desta postagem.
Data do Evento Internacional on-line:
05 de setembro de 2023.
Horário de início: 19 horas.
Neste evento internacional on-line teremos intérprete de Inglês/Português durante a palestra do professor Michael Postma. O evento será transmitido pelo ZOOM. O link de acesso ao evento internacional on-line será disponibilizado após a confirmação da inscrição pelo e-mail: institutoces.curitiba@gmail.com
* Haverá certificados aos inscritos e iremos disponibilizar o link da gravação para todos que fizeram a inscrição. É só solicitar o certificado e link da gravação das palestras duas semanas após o Evento Internacional on-line. A solicitação deve ser realizada pelo e-mail: institutoces.curitiba@gmail.com
· Para fazer a
inscrição, envie mensagem para o e-mail: institutoces.curitiba@gmail.com (escreva
seu nome completo e instituição e comprovante de pagamento para assistir as 3 palestras).
Os inscritos precisam enviar o comprovante de pagamento da inscrição por e-mail: institutoces.curitiba@gmail.com
O valor da inscrição para estudantes é de R$59,90 reais e para profissionais da educação ou outra área de atuação é de R$79,90 reais.
* O pagamento será realizado por PIX pelo e-mail: institutoces.curitiba@gmail.com
Veja a seguir os palestrantes!
Palestrante: Professor Michael Postma
Palestra: o cérebro da pessoa com dupla
excepcionalidade
Horário da palestra: 19 horas.
Resumo da palestra do Professor Michael
Postma:
Crianças com dupla excepcionalidade
vivenciam um desenvolvimento cerebral atípico que afeta a forma como interagem
em diferentes contextos situacionais (ou seja, escola, relacionamentos,
comunicações, casa, trabalho, etc.). Os especialistas referem-se a isto como
assincronia, dada a diferença nas taxas de crescimento entre maturidade
intelectual e social/emocional. Para compreender verdadeiramente a pessoa com
dupla excepcionalidade, é preciso compreender esse desenvolvimento cerebral
atípico e como ele afeta o desenvolvimento do esquema (a compreensão de si
mesmo e de como alguém se enquadra no mundo). Este webinar examinará esse
neurodesenvolvimento atípico e iluminará estratégias sobre como compreender e servir
melhor a criança/aluno duas vezes excepcional em casa e na sala de aula.
Palestra: The Twice-Exceptional Brain
Twice-exceptional (2e) children
experience atypical brain development that affects how they interact within
different situational contexts (i.e. school, relationships, communications,
home, work, etc.). Experts refer to this as asynchrony given the difference in
growth rates between intellectual and social/emotional maturity. In order
to truly understand the twice-exceptional person, one must understand this
atypical brain development and how it impacts the development of schema (the
understanding of self and how one fits into the world). This webinar will
examine this atypical neurodevelopment and illuminate strategies on how to
better understand and serve the twice-exceptional child/student at home and in
the classroom.
Biografia do Professor Michael Postma
O doutor Michael Postma é professor,
administrador, consultor, palestrante e autor dedicado ao desenvolvimento
holístico de crianças superdotadas e com dupla excepcionalidade por meio de sua
empresa Gifted &Thriving, LLC. Nas últimas duas décadas, o Dr. Postma
trabalhou no campo da educação de superdotados/talentosos como professor e
administrador no sistema de escolas públicas e em Minnesota e na Carolina do
Norte, e foi o arquiteto do Programa Minnetonka Navigator, um escola magnética
projetada especificamente para alunos altamente superdotados e com dupla
excepcionalidade. Postma também foi Diretor Executivo da SENG de 2017-2019 e
Diretor de Programação até 2022. Dr. Postma publicou vários artigos e dois
livros, o mais recente intitulado The Inconvenient Student: Critical Issues in
the Identification and Education of Twice Exceptional Students. Ele viaja e dá palestras nacional e internacionalmente sobre uma
variedade de tópicos, como: o desenvolvimento social/emocional dos
superdotados, a compreensão de alunos com dupla excepcionalidade, a programação
de superdotados/talentosos, a neurociência e o cérebro superdotado/2e, e
tópicos relacionados à escola, desde a avaliação da compreensão para instrução
de qualidade para alunos superdotados/2e. Ele atualmente mora em Bellingham,
WA, e é pai de quatro filhos, três dos quais apresentam dupla excepcionalidade.
Biografia em inglês do Professor Mike
Postma
Dr. Michael Postma is a teacher,
administrator, consultant, speaker, and, author dedicated to the holistic
development of both gifted and twice- exceptional children through his company
Gifted &Thriving, LLC. Over the last two decades, Dr. Postma
has worked in the field of gifted/talented education as both a teacher and
administrator in the public and charter school system in Minnesota and North
Carolina, and, was the architect of the Minnetonka Navigator Program, a magnet
school specifically designed for highly gifted and twice-exceptional students.
Dr. Postma was also the Executive Director of SENG from 2017-2019 and Director
of Programming until 2022. Dr. Postma has published a number of articles and
two books, the latest titled The Inconvenient Student: Critical Issues in the
Identification and Education of Twice Exceptional Students. He travels and
speaks nationally and internationally on a variety of topics such as: the
social/emotional development of the gifted, understanding twice- exceptional
learners, gifted/talented programming, neuroscience and the gifted/2e brain,
and school related topics from understanding assessment to quality instruction
for gifted/2e learners. He currently lives in Bellingham, WA and is the father
of four children, three of whom are twice-exceptional.
Palestrante: Professora Fernanda Serpa
Palestra: As Oficinas Interativas do DIECI UFF como forma de
desenvolvimento da criatividade do aluno com comportamento superdotado
Horário da palestra: 20 horas.
Resumo da palestra da Professora Fernanda Serpa:
O grupo de pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências
(DIECI UFF), da Universidade Federal Fluminense, desenvolveu e vem realizando,
desde 2010 em escolas públicas, as Oficinas Interativas (OI). As OI são
atividades interdisciplinares baseadas na problematização de Paulo Freire que
visam a apropriação de conhecimento e o desenvolvimento de competências humanas
e sociais pelos alunos. Em 2017 o DIECI UFF iniciou o atendimento aos alunos
com comportamento superdotado, adaptando as OI para, também, contemplar as
necessidades educacionais especiais desse público. Nessa perspectiva, as OI se
adequam ao modelo triádico de enriquecimento de Renzulli e têm se mostrado eficazes
para o desenvolvimento da criatividade e da sociabilidade em alunos com
comportamento superdotado, com possibilidade de aplicação para toda a escola,
como proposto por Renzulli.
Biografia da professora Fernanda Serpa
Bióloga, Mestre em Ensino em Biociências e Saúde e Doutora em Ciências e
Biotecnologia com trabalho desenvolvido na área da Superdotação.
Atualmente é Docente do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF,
Coordenadora da Escola de Inclusão UFF, Vice coordenadora do grupo DIECI UFF
que oferta o Curso de Verão para Alunos Superdotados e Coordenadora do Curso de
Ciências Biológicas – Licenciatura na UFF. Integra o Comitê Científico do
ConBraSD.
Palestrante: Professora Angélica Silva Chico
Palestra: Plano educacional individualizado (PEI) para estudantes com
Altas Habilidades/ Superdotação e/ou com dupla excepcionalidade.
Horário da palestra: 21 horas.
Resumo da palestra da professora Angélica Silva Chico:
A construção do PEI, para estudantes com Altas Habilidades/ Superdotação
e/ou com dupla excepcionalidade, é um desafio para pais e profissionais da
educação. Temos a tendência de direcionar nosso olhar e atenção para as
dificuldades, para aquilo que falta, buscando estratégias para ampliar as
possibilidades de aprendizagem para as habilidades que se encontram
prejudicadas ou deficientes. Mas como intervir junto à criança ou adolescente
que está além das metas traçadas?
De que forma podemos potencializar sua aprendizagem e mantê-los
motivados?
O que pode ser feito para estimular e atender o estudante excepcional?
Biografia da Professora Angélica Silva Chico
Mestra em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade
Federal do ABC. Especialista em Neurociências Aplicada à Educação e
Aprendizagem pela Mackenzie e em Educação Especial com Ênfase em Deficiência
Intelectual. Coordenadora de Cursos de EaD na São Camilo e Docente na
modalidade EaD e presencial, Tutora dos Cursos de Graduação da Universidade
Mackenzie e Professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul,
Orientadora Educacional no Colégio Stagio. Palestrante em cursos de formação
para professores da prefeitura de São Paulo e Psicopedagoga Clínica. Assessora
do Trocando Ideias: formação de professores e assessoria pedagógica.
Leia mais! Aprenda mais sobre Altas Habilidades/Superdotação, Dupla Excepcionalidade e Criatividade.
Aponte a câmera do seu celular para o QR Code: