O Instituto C&S promoveu a palestra da professora Fernanda Serpa sobre as Oficinas Interativas do DIECI UF

 

A professora Fernanda Serpa realizou a palestra intitulada: As Oficinas Interativas do DIECI UFF como forma de desenvolvimento da criatividade do aluno com comportamento superdotado,  durante o Evento Internacional on-line sobre Superdotação e Dupla Excepcionalidade: neurociência, criatividade e orientação sobre o plano educacional individualizado (PEI).

 

Este evento internacional on-line foi organizado pelo Instituto C&S e ocorreu no dia 05 de setembro de 2023.

 

Clique abaixo para ver o vídeo da palestra da doutora Fernanda Serpa: 

Link:  Palestra da professora Fernanda Serpa sobre as Oficinas Interativas do DIECI UFF - YouTube





 

Veja mais informações sobre a palestrante e sua palestra!

Biografia da professora Fernanda Serpa

Bióloga, Mestre em Ensino em Biociências e Saúde e Doutora em Ciências e Biotecnologia com trabalho desenvolvido na área da Superdotação. Atualmente é Docente do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF, Coordenadora da Escola de Inclusão UFF, Vice coordenadora do grupo DIECI UFF que oferta o Curso de Verão para Alunos Superdotados e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura na UFF. Integra o Comitê Científico do ConBraSD.

 

 

 

Resumo da palestra da Professora Fernanda Serpa:

O grupo de pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências (DIECI UFF), da Universidade Federal Fluminense, desenvolveu e vem realizando, desde 2010 em escolas públicas, as Oficinas Interativas (OI). As OI são atividades interdisciplinares baseadas na problematização de Paulo Freire que visam a apropriação de conhecimento e o desenvolvimento de competências humanas e sociais pelos alunos. Em 2017 o DIECI UFF iniciou o atendimento aos alunos com comportamento superdotado, adaptando as OI para, também, contemplar as necessidades educacionais especiais desse público. Nessa perspectiva, as OI se adequam ao modelo triádico de enriquecimento de Renzulli e têm se mostrado eficazes para o desenvolvimento da criatividade e da sociabilidade em alunos com comportamento superdotado, com possibilidade de aplicação para toda a escola, como proposto por Renzulli.

 



 

Leia livros sobre Superdotação e sobre Criatividade!









 

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem