Crianças superdotadas ou com dupla excepcionalidade podem se sentir frustradas com o ensino repetitivo e padronizado

 



É importante entender que crianças superdotadas ou com dupla excepcionalidade têm necessidades peculiares de acordo com suas características cognitivas, sociais e emocionais.


 

De modo geral, estas crianças buscam por desafios na escola, gostam de atividades complexas e que têm sede de conhecimento para aprender sobre suas áreas de interesse.

 

Estas crianças se sentem frustradas quando se deparam com um ensino que repete o que já aprenderam.

 


Por este motivo, é necessário haver criatividade nas práticas educacionais voltadas para crianças superdotadas ou com dupla excepcionalidade.

 


Atividades criativas podem ajudar estas crianças a terem vontade de aprender e a gostar mais da escola. 

 



Mas, como desenvolver a criatividade?

 

1- Possibilite o acesso a novas culturas;

 

2- Visite diferentes locais que promovam um trabalho com inovação;

 

3- Promova a autonomia e independência na aprendizagem;

 

4- Utilize diferentes materiais e recursos durante o ensino;

 

5- Crie espaços maker onde é possível inventar diferentes coisas e objetos relacionados ao conteúdo;

 

6- Pratique o brainstorming e instigue a fluência e diversas possibilidades de respostas para diversos assuntos;

 

7- Proporcione a flexibilidade e tolerância aos erros para que o pensamento divergente possa fluir durante a aprendizagem. (Piske, 2021). 

 


 

O desenvolvimento da criatividade em sala de aula pode criar um ambiente onde todas as pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem se sintam mais felizes e mais satisfeitas. 

 

 

 

 

 

 

Saiba mais! Leia livros!

 


























Saiba mais! Assista palestras sobre Superdotação!



Palestra do Doutor Renzulli sobre Superdotação






Palestra da doutora Denise Fleith sobre Superdotação 





Palestra do professor Otto Schmidt sobre Criatividade



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