EVENTO
INTERNACIONAL ON-LINE SOBRE DOTAÇÃO, TALENTO, ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO,
ORIENTAÇÃO A FAMÍLIAS E PROFESSORES
Data:
01/08/2023
Horário
de início: 18 horas e 30 minutos
Haverá
intérprete de Inglês para Português e intérprete de Libras.
O
Evento será gravado e haverá certificados para os inscritos.
Gravação será disponibilizada a partir de 15/08/2023.
Inscrições
por e-mail: institutoces.curitiba@gmail.com
(Cada participante precisa enviar nome completo, Instituição e o comprovante de pagamento de 79, 90 reais referente aos serviços de intérpretes e plataforma do Zoom, entre outros custos).
* Atenção: o pagamento é realizado por PIX e-mail: institutoces.curitiba@gmail.com (em nome do Instituto C&S, Instituto da Criatividade & Superdotação). Se precisar do link do Pag Seguro para fazer o pagamento, nos avise!
Após
o envio dos dados do participante e do comprovante de pagamento, iremos
disponibilizar o link de acesso ao Evento internacional.
Após realizar o pagamento, envie o comprovante por whatsapp: 41 991352156.
PALESTRAS:
PALESTRANTE PROFESSOR FRANÇOYS GAGNÉ.
(Haverá
intérprete para esta palestra, tradução de Inglês para Português).
Horário:
18h:30min
Título:
Meu legado profissional em relação ao desenvolvimento de talentos acadêmicos.
My Professional
Legacy Concerning Academic Talent Development
*Veja a tradução do
resumo em Português logo abaixo.
Abstract:
The title of my
presentation announces a legacy. I use this term deliberately. Indeed, after 45
years of involvement in gifted education—which, by the way, I prefer to call
Academic Talent Development (ATD)—I am well aware that my professional career
is coming to an end. I have decided not to leave to others the task of
pinpointing the main ideas that I have fought for during that quasi
half-century, but to do it myself.
I prepared an initial
list of approximately two dozen ideas, definitely too many. But which to choose
for an hour-long presentation? Keeping in mind the adage: "you
should not bite more than you can chew", I cut it by half, giving each
theme its own five minutes of glory! The first half (D2) focuses on the
DMGT, the Differentiating Model of Giftedness and Talent,
the theory of talent development that has made me internationally renowned.
(D3) [By the
way, let me point out that I strongly disagree with your use of “sobredotação’
and sobredotado as a translation of giftedness; in English, the terme is just
“giftedness”, not “super-giftedness”; thus, the translation should just be
“dotação” and “dotado”.]
The more practical
second half will address the modalities of academic talent development. I
discuss all these themes in more detail in a recently published book (D4)
entitled “Differentiating giftedness from talent”, available on the Amazon
website. I consider this volume as the synthesis, the “bible” of my
professional career.
Tradução do resumo:
O título da minha
apresentação anuncia um legado. Eu uso este termo deliberadamente. De fato,
após 45 anos de envolvimento com a educação de dotados – que, aliás, prefiro
chamar de Desenvolvimento de Talentos Acadêmicos (ATD) – sei que minha carreira
profissional está chegando ao fim. Decidi não deixar a outros a tarefa de
apontar as principais ideias pelas quais lutei durante quase meio século, mas
fazê-lo eu mesmo.
Preparei uma lista
inicial de aproximadamente duas dezenas de ideias, definitivamente demais. Mas
qual escolher para uma apresentação de uma hora? Tendo em mente o ditado:
"você não deve morder mais do que pode mastigar", cortei pela metade,
dando a cada tema seus próprios cinco minutos de glória! A primeira metade (D2)
concentra-se no DMGT, o Modelo Diferencial de Dotação e Talento, a teoria do
desenvolvimento de talentos que me tornou internacionalmente conhecido.
(D3) [A propósito,
deixe-me apontar que discordo fortemente de seu uso de
“superdotação” e gifted como uma tradução de superdotado; em inglês, o termo é
apenas “giftedness”, não “super-giftedness”; assim, a tradução deveria ser
apenas “dotação” e “dotado”.].
A segunda metade,
mais prática, abordará as modalidades de desenvolvimento de talentos
acadêmicos. Abordo todos esses temas com mais detalhes em um livro publicado
recentemente (D4) intitulado “Diferenciando Dotação de talento”, disponível no
site da Amazon. Considero este volume a síntese, a “Bíblia” da minha trajetória
profissional.
Biografia do Professor Françoys Gagné.
Françoys Gagné was
born on October 6, 1940 in Montreal (QC), Canada. Benefiting from three
opportunities for academic acceleration, an early entrance to school and two
class skips, he completed his B.A. degree in Psychology in fourteen years
instead of seventeen (1946-60), followed by his master's degree in
1962.
After obtaining his
Ph.D. in psychology at the Université de Montréal (1966), Professor Gagné
devoted the first decade of his career to setting up and directing a major
research and intervention program within the bilingual Quebec system of
colleges (cegeps). The subject of that program was the evaluation of teaching
by students; it was called PERPE (Perceptions Étudiantes de la Relation
Professeurs-Étudiants) in French, and SPOT (Student Perceptions of Teaching) in
English.
His entrance at the
Université du Québec à Montréal (UQAM) in 1978 was the occasion for a major
career reorientation, namely the choice of talent development (gifted
education) as his new teaching and research focus. He devoted to that field the
rest of his academic career in the Department of psychology, namely over two
decades. His main research interests included his theoretical work on the
development of gifts and talents (see the DMGT tab), on the measurement of
attitudes (see the OGE-attitudes tab), and on the screening of students’ gifts
and talents by their peers and teachers (see the Tracking Talents tab).
Even after his
official retirement in 2001, he has pursued his research and publication
activities, as well as numerous international speaking tours. He has gained his
international renown mostly through his theory of talent development: the
Differentiating Model of Giftedness and Talent (DMGT). Professor Gagné has
received many prestigious professional prizes, including the Distinguished
Scholar Award (1996) from the National Association of Gifted Children (NAGC –
USA), the International Award for Research (2021) from the World Council for
Gifted and Talented Children (WCGTC), as well as the Lifetime Achievement Award
(2022) from the MENSA Education and Research Foundation (USA).
Site: Bio
| dmgt-mddt (gagnefrancoys.wixsite.com)
Tradução da biografia
do Professor Françoys Gagné.
Françoys Gagné nasceu
em 6 de outubro de 1940 em Montreal (QC), Canadá. Beneficiando-se de três
oportunidades de aceleração acadêmica, uma entrada antecipada na escola e duas
faltas de classe, ele completou seu B.A. licenciatura em Psicologia em quatorze
anos em vez de dezessete (1946-60), seguido de seu mestrado em 1962.
Depois de obter seu
Ph.D. em psicologia na Université de Montréal (1966), o professor Gagné dedicou
a primeira década de sua carreira à criação e direção de um importante programa
de pesquisa e intervenção dentro do sistema bilíngue de escolas de Quebec
(cegeps). O assunto desse programa era a avaliação do ensino pelos alunos;
chamava-se PERPE (Perceptions Étudiantes de la Relation Professeurs-Étudiants)
em francês e SPOT (Student Perceptions of Teaching) em inglês.
Sua entrada na
Université du Québec à Montréal (UQAM) em 1978 foi a ocasião para uma grande
reorientação de carreira, ou seja, a escolha do desenvolvimento de talentos
(educação de dotados) como seu novo foco de ensino e pesquisa. A esta área
dedicou o resto do seu percurso académico no Departamento de Psicologia,
nomeadamente ao longo de duas décadas. Seus principais interesses de pesquisa
incluíam seu trabalho teórico sobre o desenvolvimento de dons e talentos
(consulte a guia DMGT), na medição de atitudes (consulte a guia OGE-atitudes) e
na triagem de dons e talentos dos alunos por seus colegas e professores
(consulte a guia Rastreamento de Talentos).
Mesmo após sua
aposentadoria oficial em 2001, ele continuou suas atividades de pesquisa e
publicação, bem como numerosas turnês internacionais de palestras. Ele ganhou
seu renome internacional principalmente por meio de sua teoria de
desenvolvimento de talentos: o Modelo Diferencial de Dotação e Talento (DMGT).
O professor Gagné recebeu muitos prêmios profissionais de prestígio, incluindo
o Distinguished Scholar Award (1996) da National Association of Gifted Children
(NAGC – EUA), o International Award for Research (2021) do World Council for
Gifted and Talented Children (WCGTC), bem como o Lifetime Achievement Award
(2022) da Fundação de Educação e Pesquisa MENSA (EUA).
Site: Bio
| dmgt-mddt (gagnefrancoys.wixsite.com)
PALESTRANTE ALBERTO ABAD
Título da palestra: “Talentos Acadêmicos além das fronteiras:
Experiências na Mobilidade Transcultural”.
Resumo da palestra:
Nos últimos anos, os deslocamentos humanos em
escala global têm sido influenciados por diversas transformações, como a
globalização fragmentada, medidas protecionistas e crises sociais, políticas e
financeiras. O conceito de mobilidade transcultural vai além das fronteiras dos
Estados-Nação, abrangendo diversas áreas culturais e geográficas. Entretanto,
as pesquisas atuais têm negligenciado o papel da dotação nesse contexto,
reduzindo o talento apenas a altas qualificações e resultando em poucos estudos
sobre a mobilidade transcultural de pessoas talentosas. Esta investigação
apresenta um estudo sobre talento acadêmico e mobilidade transcultural,
analisando as representações mentais de brasileiros talentosos que residem em
outros países.
Biografia do professor Alberto Abad.
Possui graduações em Administração de Empresas
Turísticas (1991) e Psicologia (2007), tendo sido premiado em 1990 como um dos
melhores alunos do México (Diário de México). Realizou a pós-graduação em
Hipnoterapia Ericksoniana pela Universidad Autónoma de Nuevo Leon (UANL -
2006). Foi membro fundador e o primeiro tesoureiro do Colegio de Psicólogos de
Baja California Sur A.C. (2008). Concluiu o Mestrado em Estudos de Fronteira
(PPGEF-UNIFAP - 2018). Recentemente, lecionou Psicologia na Universidade de
Tijuana (CUT) e na Universidad del Desarrollo Profesional (UNIDEP). Atualmente,
é doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na
área de Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia da Mobilidade
Transcultural. Participou do Projeto de Extensão do Departamento de Psicologia
da Universidade de Juiz de Fora (UFJF). Docente no projeto Talentos e
(super)dotações: desenvolvimento e educação. Além disso, é professor e
conteudista na modalidade Acadêmico Teórico Conceitual, bem como membro
fundador do Laboratório Virtual de Neuropsicometria Afetiva, Cognitiva e Comportamental
(LAVINACC). Anteriormente, trabalhou no Instituto Sudcaliforniano de la Mujer
(ISM- México) como psicólogo, oferecendo atendimento em equipe
multiprofissional a mulheres vítimas de violência doméstica em comunidades
carentes. Também participou dos projetos O perfil socioeconômico e as dinâmicas
da vida social dos migrantes e refugiados residentes na região fronteiriça
franco-brasileira (Guiana Francesa e Amapá) (UNIFAP) e a formação de
professores na perspectiva da educação inclusiva (UNIFAP).
PALESTRANTE: PROFESSORA
CARINA ALEXANDRA RONDINI
Título da palestra: O que demandam os pais e as mães de pessoas
com AH/SD?
Professora Carina Alexandra Rondini
Resumo da palestra:
Em uma sociedade plural, paradoxalmente, pautada no padrão, no típico,
na média, aquele que se desvia desse perfil tende a sofrer buscando respostas
para os seus “desajustes”. E, se a pessoa é diretamente afetada por esse
sistema, a família não se torna imune aos seus reflexos, carecendo de apoio
para que possa apoiar. Ao contrário do que possa sugerir, no caso de estudantes
com altas habilidades/superdotação (AH/SD), que aos olhos do senso comum parece
ser uma “dádiva” recebida e que não há, por isso, problemas a serem
enfrentados, as famílias encaram sistemas educacionais “podadores” do pleno
desenvolvimento das necessidades educacionais de seus/as filhos/as. “O que faço
com o laudo?”; “Quais são os direitos do meu/minha filho/a?”; “Qual é a melhor
escola para meu/minha filho/a?”; “Onde e como procurar ajuda?”, são exemplos de
algumas das muitas demandas desses pais e mães, que serão abordadas nesta
palestra.
Biografia: Professora
Carina Alexandra Rondini.
Graduada
e Mestre em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutora em
Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Estágio Pós-Doutoral em
Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Purdue/USA. Professora
Assistente Doutora junto ao Departamento de Ciências de Computação e
Estatística do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas –
IBILCE/UNESP/São José do Rio Preto e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia
do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP/Bauru). Líder do Grupo Internacional
de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (GIEPAHS) – CNPq. CEO
da Rede de Atendimento Integral ao Superdotado (RAIS) @atendimento.rais
LEIA LIVROS COM CAPÍTULOS DO PROFESSOR FRANÇOYS GAGNÉ