Evento Internacional on-line sobre dotação, talento, altas habilidades/superdotação, orientação a famílias e professores

 


EVENTO INTERNACIONAL ON-LINE SOBRE DOTAÇÃO, TALENTO, ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, ORIENTAÇÃO A FAMÍLIAS E PROFESSORES  

  

Data: 01/08/2023

Horário de início: 18 horas e 30 minutos

Haverá intérprete de Inglês para Português e intérprete de Libras.

O Evento será gravado e haverá certificados para os inscritos.

Gravação será disponibilizada a partir de 15/08/2023. 







Inscrições por e-mail: institutoces.curitiba@gmail.com

(Cada participante precisa enviar nome completo, Instituição e o comprovante de pagamento de 79, 90 reais referente aos serviços de intérpretes e plataforma do Zoom, entre outros custos). 


* Atenção: o pagamento é realizado por PIX e-mail: institutoces.curitiba@gmail.com (em nome do Instituto C&S, Instituto da Criatividade & Superdotação). Se precisar do link do Pag Seguro para fazer o pagamento, nos avise!


Após o envio dos dados do participante e do comprovante de pagamento, iremos disponibilizar o link de acesso ao Evento internacional.

Após realizar o pagamento, envie o comprovante por whatsapp: 41 991352156.

 

 

PALESTRAS:

 

PALESTRANTE PROFESSOR FRANÇOYS GAGNÉ.



(Haverá intérprete para esta palestra, tradução de Inglês para Português).

 

Horário: 18h:30min

 

Título: Meu legado profissional em relação ao desenvolvimento de talentos acadêmicos.

 

My Professional Legacy Concerning Academic Talent Development

 

*Veja a tradução do resumo em Português logo abaixo.

 

Abstract:

The title of my presentation announces a legacy. I use this term deliberately. Indeed, after 45 years of involvement in gifted education—which, by the way, I prefer to call Academic Talent Development (ATD)—I am well aware that my professional career is coming to an end. I have decided not to leave to others the task of pinpointing the main ideas that I have fought for during that quasi half-century, but to do it myself.

I prepared an initial list of approximately two dozen ideas, definitely too many. But which to choose for an hour-long presentation? Keeping in mind the adage:  "you should not bite more than you can chew", I cut it by half, giving each theme its own five minutes of glory! The first half (D2) focuses on the DMGT, the Differentiating Model of Giftedness and Talent, the theory of talent development that has made me internationally renowned.

(D3) [By the way, let me point out that I strongly disagree with your use of “sobredotação’ and sobredotado as a translation of giftedness; in English, the terme is just “giftedness”, not “super-giftedness”; thus, the translation should just be “dotação” and “dotado”.]

The more practical second half will address the modalities of academic talent development. I discuss all these themes in more detail in a recently published book (D4) entitled “Differentiating giftedness from talent”, available on the Amazon website. I consider this volume as the synthesis, the “bible” of my professional career.

 

 

Tradução do resumo:

O título da minha apresentação anuncia um legado. Eu uso este termo deliberadamente. De fato, após 45 anos de envolvimento com a educação de dotados – que, aliás, prefiro chamar de Desenvolvimento de Talentos Acadêmicos (ATD) – sei que minha carreira profissional está chegando ao fim. Decidi não deixar a outros a tarefa de apontar as principais ideias pelas quais lutei durante quase meio século, mas fazê-lo eu mesmo.

Preparei uma lista inicial de aproximadamente duas dezenas de ideias, definitivamente demais. Mas qual escolher para uma apresentação de uma hora? Tendo em mente o ditado: "você não deve morder mais do que pode mastigar", cortei pela metade, dando a cada tema seus próprios cinco minutos de glória! A primeira metade (D2) concentra-se no DMGT, o Modelo Diferencial de Dotação e Talento, a teoria do desenvolvimento de talentos que me tornou internacionalmente conhecido.

(D3) [A propósito, deixe-me apontar que discordo fortemente de seu uso de “superdotação” e gifted como uma tradução de superdotado; em inglês, o termo é apenas “giftedness”, não “super-giftedness”; assim, a tradução deveria ser apenas “dotação” e “dotado”.].

A segunda metade, mais prática, abordará as modalidades de desenvolvimento de talentos acadêmicos. Abordo todos esses temas com mais detalhes em um livro publicado recentemente (D4) intitulado “Diferenciando Dotação de talento”, disponível no site da Amazon. Considero este volume a síntese, a “Bíblia” da minha trajetória profissional.

 

 

Biografia do Professor Françoys Gagné.

Françoys Gagné was born on October 6, 1940 in Montreal (QC), Canada. Benefiting from three opportunities for academic acceleration, an early entrance to school and two class skips, he completed his B.A. degree in Psychology in fourteen years instead of seventeen (1946-60), followed by his master's degree in 1962.

After obtaining his Ph.D. in psychology at the Université de Montréal (1966), Professor Gagné devoted the first decade of his career to setting up and directing a major research and intervention program within the bilingual Quebec system of colleges (cegeps). The subject of that program was the evaluation of teaching by students; it was called PERPE (Perceptions Étudiantes de la Relation Professeurs-Étudiants) in French, and SPOT (Student Perceptions of Teaching) in English.

His entrance at the Université du Québec à Montréal (UQAM) in 1978 was the occasion for a major career reorientation, namely the choice of talent development (gifted education) as his new teaching and research focus. He devoted to that field the rest of his academic career in the Department of psychology, namely over two decades. His main research interests included his theoretical work on the development of gifts and talents (see the DMGT tab), on the measurement of attitudes (see the OGE-attitudes tab), and on the screening of students’ gifts and talents by their peers and teachers (see the Tracking Talents tab).

Even after his official retirement in 2001, he has pursued his research and publication activities, as well as numerous international speaking tours. He has gained his international renown mostly through his theory of talent development: the Differentiating Model of Giftedness and Talent (DMGT). Professor Gagné has received many prestigious professional prizes, including the Distinguished Scholar Award (1996) from the National Association of Gifted Children (NAGC – USA), the International Award for Research (2021) from the World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC), as well as the Lifetime Achievement Award (2022) from the MENSA Education and Research Foundation (USA).

Site: Bio | dmgt-mddt (gagnefrancoys.wixsite.com)

 

 

Tradução da biografia do Professor Françoys Gagné.

Françoys Gagné nasceu em 6 de outubro de 1940 em Montreal (QC), Canadá. Beneficiando-se de três oportunidades de aceleração acadêmica, uma entrada antecipada na escola e duas faltas de classe, ele completou seu B.A. licenciatura em Psicologia em quatorze anos em vez de dezessete (1946-60), seguido de seu mestrado em 1962.

Depois de obter seu Ph.D. em psicologia na Université de Montréal (1966), o professor Gagné dedicou a primeira década de sua carreira à criação e direção de um importante programa de pesquisa e intervenção dentro do sistema bilíngue de escolas de Quebec (cegeps). O assunto desse programa era a avaliação do ensino pelos alunos; chamava-se PERPE (Perceptions Étudiantes de la Relation Professeurs-Étudiants) em francês e SPOT (Student Perceptions of Teaching) em inglês.

Sua entrada na Université du Québec à Montréal (UQAM) em 1978 foi a ocasião para uma grande reorientação de carreira, ou seja, a escolha do desenvolvimento de talentos (educação de dotados) como seu novo foco de ensino e pesquisa. A esta área dedicou o resto do seu percurso académico no Departamento de Psicologia, nomeadamente ao longo de duas décadas. Seus principais interesses de pesquisa incluíam seu trabalho teórico sobre o desenvolvimento de dons e talentos (consulte a guia DMGT), na medição de atitudes (consulte a guia OGE-atitudes) e na triagem de dons e talentos dos alunos por seus colegas e professores (consulte a guia Rastreamento de Talentos).

Mesmo após sua aposentadoria oficial em 2001, ele continuou suas atividades de pesquisa e publicação, bem como numerosas turnês internacionais de palestras. Ele ganhou seu renome internacional principalmente por meio de sua teoria de desenvolvimento de talentos: o Modelo Diferencial de Dotação e Talento (DMGT). O professor Gagné recebeu muitos prêmios profissionais de prestígio, incluindo o Distinguished Scholar Award (1996) da National Association of Gifted Children (NAGC – EUA), o International Award for Research (2021) do World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC), bem como o Lifetime Achievement Award (2022) da Fundação de Educação e Pesquisa MENSA (EUA).

Site: Bio | dmgt-mddt (gagnefrancoys.wixsite.com)

 


 

PALESTRANTE ALBERTO ABAD



Título da palestra: “Talentos Acadêmicos além das fronteiras: Experiências na Mobilidade Transcultural”.

 

Resumo da palestra:

Nos últimos anos, os deslocamentos humanos em escala global têm sido influenciados por diversas transformações, como a globalização fragmentada, medidas protecionistas e crises sociais, políticas e financeiras. O conceito de mobilidade transcultural vai além das fronteiras dos Estados-Nação, abrangendo diversas áreas culturais e geográficas. Entretanto, as pesquisas atuais têm negligenciado o papel da dotação nesse contexto, reduzindo o talento apenas a altas qualificações e resultando em poucos estudos sobre a mobilidade transcultural de pessoas talentosas. Esta investigação apresenta um estudo sobre talento acadêmico e mobilidade transcultural, analisando as representações mentais de brasileiros talentosos que residem em outros países.

 

Biografia do professor Alberto Abad.

Possui graduações em Administração de Empresas Turísticas (1991) e Psicologia (2007), tendo sido premiado em 1990 como um dos melhores alunos do México (Diário de México). Realizou a pós-graduação em Hipnoterapia Ericksoniana pela Universidad Autónoma de Nuevo Leon (UANL - 2006). Foi membro fundador e o primeiro tesoureiro do Colegio de Psicólogos de Baja California Sur A.C. (2008). Concluiu o Mestrado em Estudos de Fronteira (PPGEF-UNIFAP - 2018). Recentemente, lecionou Psicologia na Universidade de Tijuana (CUT) e na Universidad del Desarrollo Profesional (UNIDEP). Atualmente, é doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia da Mobilidade Transcultural. Participou do Projeto de Extensão do Departamento de Psicologia da Universidade de Juiz de Fora (UFJF). Docente no projeto Talentos e (super)dotações: desenvolvimento e educação. Além disso, é professor e conteudista na modalidade Acadêmico Teórico Conceitual, bem como membro fundador do Laboratório Virtual de Neuropsicometria Afetiva, Cognitiva e Comportamental (LAVINACC). Anteriormente, trabalhou no Instituto Sudcaliforniano de la Mujer (ISM- México) como psicólogo, oferecendo atendimento em equipe multiprofissional a mulheres vítimas de violência doméstica em comunidades carentes. Também participou dos projetos O perfil socioeconômico e as dinâmicas da vida social dos migrantes e refugiados residentes na região fronteiriça franco-brasileira (Guiana Francesa e Amapá) (UNIFAP) e a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva (UNIFAP).

 

 




PALESTRANTE: PROFESSORA CARINA ALEXANDRA RONDINI



 

Título da palestra: O que demandam os pais e as mães de pessoas com AH/SD?

Professora Carina Alexandra Rondini

 


Resumo da palestra:  

Em uma sociedade plural, paradoxalmente, pautada no padrão, no típico, na média, aquele que se desvia desse perfil tende a sofrer buscando respostas para os seus “desajustes”.  E, se a pessoa é diretamente afetada por esse sistema, a família não se torna imune aos seus reflexos, carecendo de apoio para que possa apoiar. Ao contrário do que possa sugerir, no caso de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), que aos olhos do senso comum parece ser uma “dádiva” recebida e que não há, por isso, problemas a serem enfrentados, as famílias encaram sistemas educacionais “podadores” do pleno desenvolvimento das necessidades educacionais de seus/as filhos/as. “O que faço com o laudo?”; “Quais são os direitos do meu/minha filho/a?”; “Qual é a melhor escola para meu/minha filho/a?”; “Onde e como procurar ajuda?”, são exemplos de algumas das muitas demandas desses pais e mães, que serão abordadas  nesta palestra. 

 

Biografia: Professora Carina Alexandra Rondini.

Graduada e Mestre em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Estágio Pós-Doutoral em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Purdue/USA. Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Ciências de Computação e Estatística do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE/UNESP/São José do Rio Preto e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP/Bauru). Líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (GIEPAHS) – CNPq. CEO da Rede de Atendimento Integral ao Superdotado (RAIS) @atendimento.rais

 

 

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