Oficinas para desenvolver as habilidades e talentos de estudantes de 06 a 12 anos de idade

 



Oficinas para desenvolver as habilidades e talentos de crianças de 06 a 12 anos de idade. (As oficinas irão ocorrer presencialmente em Curitiba, no Instituto C&S, Instituto da Criatividade & Superdotação).  

FAÇA O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE TRIAGEM. 



 * Clique aqui para preencher o formulário inicial

Link: https://forms.gle/umNV8kMUjs1Apbsv5



ATENÇÃO!

* Após preencher o formulário inicial de triagem, favor avisar que já realizou o envio. Entre em contato pelo whatsapp: 41 99135 21 56. (Iremos agendar a triagem para entrevista com as famílias sobre as turmas e horários disponíveis e explicaremos sobre os valores com  descontos neste mês). Na entrevista, iremos verificar qual oficina está relacionada às áreas de interesse do estudante. As famílias poderão tirar suas dúvidas. 






Oficina: Eu, cientista?




Serão 5 encontros com muitas experiências, sendo algumas delas:

- Indicador de ácido-base natural

- Análise colorimétricas da presença de amido em alimentos

- Slime

- Fluído não-newtoniano 

- Explosão na garrafa

- Reação exotérmica

 

Materiais: repolho-roxo, vinagre, bicarbonato de sódio, amido de milho, cola branca, água boricada (farmácia), rolha, garrafa de vidro, glicerina (farmácia) e comprimido de permanganato de potássio (farmácia).

 

 

Datas:

 

05 encontros/aulas no período da manhã.

 

Mês de julho: 17, 18, 18, 20 e 21.

 

Turmas:

Turma 1:

Horário: 7h30 as 8h30

Idades: de 06 a 08 anos de idade.

 

Turma 2:

Horário: 9h as 10h

Idades: de 08 a 10 anos de idade.

 

Turma 3:

Horário: 10h30 as 11h30h

Idades: de 08 a 10 anos de idade.

 




Oficina - eu, construtor?






Oficina - eu, construtor?

Nesta oficina, os estudantes farão projetos como:

- Projetor de hologramas

- Carrinho eólico e de propulsão a ar

- Estrelas ninja

- Banco PET

- Estilingue de Mini Foguete

- Outros projetos que você descobrirá em aula 

 



Materiais necessários:

Tampa de bolo, tampas de garrafa, fita adesiva,copo de plástico, cola branca, elástico, isopor, tachinha, grampo de roupa, papelão grande, canudinhos, bexiga, papel colorido, caneta, clipe de papel, barbante e palitos de churrasco/dente e de sorvete.

 

 

Datas:

 

12 encontros/aulas.

 

Mês de Julho:  20 e 27

Mês de Agosto: 3, 10, 17, 24 e 31

Mês de Setembro: 14, 21 e 28

Mês de outubro: 19

Mês de novembro: 9

 

 


Turmas:

 

Turma 1: Horário: 14 horas às 15 horas.

Faixa etária: de 06 a 08 anos de idade.

 

Intervalo.

 

Turma 2: Horário: 15h30 - 16h30

Faixa etária: de 08 a 10 anos de idade.

 

Intervalo

Turma 3: Horário: 17 horas às 18 horas.

Faixa etária: de 10 a 12 anos de idade.

 



 


Oficina - Eu, artista?




Nesta oficina o estudante aprenderá sobre:

- cubismo

- ponto de fuga

- op art 

- abstrato

- pontilhismo

- outras técnicas e movimentos artísticos.

 

Materiais necessários:

Folhas sulfite, papel colorido, revista, condicionador branco, amido de milho, esponja de aço (bombril), canetinhas, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, cola quente, régua, tesoura, pincel, EVA e palitos de churrasco.

 

 

 

Datas:

 

12 encontros/aulas.

 

Mês de julho:  21 e 28

Mês de agosto: 4, 11, 18, 25

Mês de Setembro: 01, 08, 15, 22.

Mês de Outubro: 20

Mês de Novembro: 10

 

 

Turmas:

 

Turma 1: Horário: 14 horas às 15 horas.

Faixa etária: de 06 a 08 anos de idade.

 

Intervalo.

 

Turma 2: Horário: 15h30 - 16h30

Faixa etária: de 08 a 10 anos de idade.

 

Intervalo

Turma 3: Horário: 17 horas às 18 horas.

Faixa etária: de 10 a 12 anos de idade.

 


  

DESCRIÇÃO DAS OFICINAS

 

Descrição da oficina: Eu, cientista?

 

1 - O que é pH? 

 

Os estudantes ao passarem por está aula, poderão compreender o que é potencial hidrogeniônico e produzir um indicador de ácido-base e desvendar um caso.

Material necessário: Repolho-roxo.

vinagre

Bicarbonato de sódio

 

2 - Análises colorimétricas

 

Algumas análises, dependem da cor. Com isso em mente, os estudantes irão realizar uma análise colorimétrica e ser um perito criminal por um dia.

Material necessário:

Tintura de iodo

Bicarbonato de sódio 

 

3 - Slime e fluído não-newtoniano

 

Nesta aula, os estudantes irão realizar a produção de uma slime e um fluído não-newtoniano.

Material: recipiente, água boricada, cola branca, luvas e amido de milho.

 

4 - A explosão da garrafa.

 

Nesta aula os estudantes saberão o que ocorre em uma reação de neutralização. 

materiais: garraca de vidro, rolha, vinagre e Bicarbonato de sódio

 

5 - Reações exotérmicas

 

Reações podem gerar tanto calor a ponto de produzir fogo? Nesta aula os estudantes conseguirão responder a pergunta.

 

Material: glicerina e permanganato de potássio (comprimido).

 

 

 


Descrição da oficina: Eu, construtor? 

 

1 - Projetor de Hologramas 

 

Nesta atividade, os estudantes irão construir um projetor de hologramas. Para isso vão utilizar conhecimentos matemáticos, físicos e artísticos.

 

Material necessário: Tampa de bolo e fita adesivo.

 

2 - Carrinho eólico 

 

Nesta aula, o estudante irá construir um carrinho eólico. Compreendo sobre energias renováveis.

 

Material: papelão, tampas de garrafa PET, copo de plástico, palito de churrasco, canudinho e fita adesiva

 

3 - Estrela Ninja

 

Nesta atividade, o estudante irá construir com dobradura estrelas ninjas. Além de conhecer um pouco mais de outras culturas.

 

4 - Meu banco

 

Nesta atividade, o estudante irá construir um banco de garrafas PET. Compreendo sobre a indústria moveleira.

 

Materiais: 5 garrafas PETs iguais e fita adesiva larga. 

 

5 - Carrinho de propulsão a ar

 

Nesta aula, o estudante irá construir um carrinho movido a ar. Compreendo sobre energias renováveis.

 

Material: papelão, tampas de garrafa PET, bexiga, palito de churrasco, canudinho e fita adesiva.

 

6 - Estilingue de Mini Foguete

 

Nesta aula, o estudante irá construir um mini foguete movido pelo estilingue.

 

Materiais: elástico amarelo, caneta, clipe de metal, papel, palito de sorvete e fita adesiva

 

7 - Construindo meu peão 

 

Nesta atividade, o estudante irá construir peão de tampas!

 

Material: tampas de garrafa PET, palito de dente e de churrasco.

 

8 - Minha porcelana

 

Nesta atividade, o estudante irá produzir porcelana fria.

 

materiais: cola branca, amido de milho.

 

9 - Catapulta de palito 

 

Nesta aula o aluno construirá uma Catapulta de palito de sorvete. 

 

Material: palitos de sorvete, elástico e tampas de garrafa

 

 

10 - Meu carrinho 

 

Nesta aula o estudante irá construir um carrinho com materiais alternativos.

 

Material: Grampo de roupa, palito de churrasco e tampas de garrafa

 

11 e 12 – Mão Biônica

Nestas aulas os estudantes construirão uma mão biônica de papelão com movimentos.

Material: papelão grande, barbante, tesoura, canudinhos grande e cola quente

 



 


Descrição da oficina - eu, artista?

 

1 - Cubismo 

 

O que são formas geométricas e como utilizar elas em um desenho? 

 

2 - Desenho com revista? 

 

Nesta aula o estudante irá aprender sobre uma técnica artística que utiliza revista e esponja de aço (bombril)

material: bombril e revista

 

3 - Ponto de fuga?

 

Os estudantes nesta aula irão compreender o que é ponto de fuga e como utilizar isso em desenhos.

Material: régua e folhas.

 

4 – Massinha caseira

Nesta aula o estudante aprenderá a fazer uma massinha diferente.

Material: condicionador branco e maisena. Corante alimentício (opcional para dar cor a massinha).

 

5 - Op art

 

Desenhos que envolvem a ilusão de ótica.

Material: régua e folha

 

6 - Desenho em escala?

 

Desenhar em escala e proporção é necessário em várias profissões e no desenvolvimento da criança.

Material: Régua, trena e folha

 

7 - Abstrato 

 

O que é um desenho abstrato e quais técnicas posso utilizar? 

Material: folhas, barbante e tintas guache

 

8 - Pontilhismo 

 

O que é o pontilhismo e como realizar?

Material: canetinhas e folha

 

9 - Carimbos

 

Os alunos irão produzir carimbos e pinturas com eles.

Material: EVA e tintas guache

 

10 - Monstro Porta Lápis 

 

Usando materiais recicláveis e muita criatividade, os estudantes construíram um porta Lápis.

 

11 - Meu robô 

 

Com uso de materiais recicláveis, criatividade e imaginação, os estudantes construíram um robô.

 

12 – Palito maluco

 

Nesta aula os estudantes irão desenvolver um brinquedo diferente.

Material: palito de churrasco, canudinho, cola quente e papel colorido



 


Professor das oficinas: João Pedro Crevonis Galego

Mestrando em Educação e Licenciado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possuí cursos e ampla experiência no método científico e em Alfabetização Científica. Professor em sala de recursos para AHSD e de disciplinas como ciências, cultura maker, empreendedorismo sustentável, projeto de vida, matemática e iniciação científica na rede particular de Curitiba desde 2021.

 

 



Postagem Anterior Próxima Postagem