Crianças com dupla excepcionalidade vivenciam um desenvolvimento cerebral atípico, é tema da palestra de Michael Postma

 




Veja o vídeo de Michael Postma 




Este vídeo é referente à palestra de Michael Postma durante o evento internacional on-line sobre Superdotação e Dupla Excepcionalidade: neurociência, criatividade e orientação sobre o plano educacional individualizado (PEI), organizado pelo Instituto C&S, em Curitiba, Paraná. Este evento ocorreu no dia 05 de Setembro de 2023.


 

Michael Postma pontua que crianças com dupla excepcionalidade vivenciam um desenvolvimento cerebral atípico que afeta a forma como interagem em diferentes contextos situacionais (ou seja, escola, relacionamentos, comunicações, casa, trabalho, etc.). Os especialistas referem-se a isto como assincronia, dada a diferença nas taxas de crescimento entre maturidade intelectual e social/emocional. Para compreender verdadeiramente a pessoa com dupla excepcionalidade, é preciso compreender esse desenvolvimento cerebral atípico e como ele afeta o desenvolvimento do esquema (a compreensão de si mesmo e de como alguém se enquadra no mundo). Este webinar examinará esse neurodesenvolvimento atípico e iluminará estratégias sobre como compreender e servir melhor a criança/aluno duas vezes excepcional em casa e na sala de aula.

 


Palestra: The Twice-Exceptional Brain

Twice-exceptional (2e) children experience atypical brain development that affects how they interact within different situational contexts (i.e. school, relationships, communications, home, work, etc.). Experts refer to this as asynchrony given the difference in growth rates between intellectual and social/emotional maturity.  In order to truly understand the twice-exceptional person, one must understand this atypical brain development and how it impacts the development of schema (the understanding of self and how one fits into the world). This webinar will examine this atypical neurodevelopment and illuminate strategies on how to better understand and serve the twice-exceptional child/student at home and in the classroom.

 


Biografia do Professor Michael Postma

O doutor Michael Postma é professor, administrador, consultor, palestrante e autor dedicado ao desenvolvimento holístico de crianças superdotadas e com dupla excepcionalidade por meio de sua empresa Gifted &Thriving, LLC. Nas últimas duas décadas, o Dr. Postma trabalhou no campo da educação de superdotados/talentosos como professor e administrador no sistema de escolas públicas e em Minnesota e na Carolina do Norte, e foi o arquiteto do Programa Minnetonka Navigator, um escola magnética projetada especificamente para alunos altamente superdotados e com dupla excepcionalidade. Postma também foi Diretor Executivo da SENG de 2017-2019 e Diretor de Programação até 2022. Dr. Postma publicou vários artigos e dois livros, o mais recente intitulado The Inconvenient Student: Critical Issues in the Identification and Education of Twice Exceptional Students. Ele viaja e dá palestras nacional e internacionalmente sobre uma variedade de tópicos, como: o desenvolvimento social/emocional dos superdotados, a compreensão de alunos com dupla excepcionalidade, a programação de superdotados/talentosos, a neurociência e o cérebro superdotado/2e, e tópicos relacionados à escola, desde a avaliação da compreensão para instrução de qualidade para alunos superdotados/2e. Ele atualmente mora em Bellingham, WA, e é pai de quatro filhos, três dos quais apresentam dupla excepcionalidade.

 

 


Postagem Anterior Próxima Postagem